Estocolmo, Suécia
Estocolmo fica na parte da costa oriental da Suécia e é uma das cidades mais bonitas da Escandinávia graças à sua geografia e aos seus imponentes monumentos carregados de história. A capital da Suécia combina o moderno estilo de vida nórdico com lugares como Gamla Stan, onde parece que o tempo parou.
Está situada num arquipélago de catorze ilhas e ilhotas, unidas por 53 pontes, na região onde o Lago Mälaren encontra o mar Báltico. A fisiografia da cidade é muito homogénea, sendo que predominam as planícies, chegando no máximo a 200 m de altitude em alguns pontos. Cerca de 30% da cidade está coberta de canais e outros 30% são ocupados por parques e zonas verdes, proporcionando à cidade um clima mais favorável do que se deveria esperar, principalmente devido à elevada latitude no contexto europeu.
Por que visitar Estocolmo?
Estocolmo é uma cidade cheia de arte e cultura. Sem ir mais longe, a maior galeria de arte do mundo encontra-se na capital sueca: o metro de Estocolmo. Os túneis das estações de metro são autênticas obras de arte difíceis de encontrar em qualquer outro ponto do planeta.
Os amantes da música poderão deleitar-se cantando os temas de um dos grupos mais influentes da história no ABBA The Museum, um museu interativo onde poderá reviver a carreira musical desta banda sueca e descobrir a fundo a vida dos seus integrantes.
Se prefere a literatura, o bairro alternativo de Södermalm é o lugar perfeito para seguir os passos dos protagonistas da saga Millenium. Além disso, esse bairro é uma das melhores zonas para fazer compras em Estocolmo e encontrar artigos de desenhadores.
A tradição náutica esteve sempre ligada a Estocolmo e a prova disso é o Museu Vasa, que expõe a embarcação do século XVII mais bem conservada do mundo. Este barco foi resgatado do mar 333 anos depois do seu naufrágio e hoje em dia tornou-se em uma das grandes atrações turísticas de Estocolmo.
Por onde começar?
O coração de Estocolmo e o centro nevrálgico da capital é a Cidade Velha ou Gamla Stan. As suas ruas labirínticas de calçada convidam a perder-se e a descobrir pequenas lojas de antiguidades, casas históricas de cores chamativas e monumentos tão importantes como a Catedral de São Nicolau, testemunho imperdível da história de Estocolmo.
Uma das melhores formas de conhecer Estocolmo é através da sua gastronomia nórdica. Não pode sair da cidade sem provar pratos como o arenque, o salmão, o estufado de alce ou as famosas almôndegas kotbullar. Deleitar o paladar é outra forma de conhecer Estocolmo!
O Palácio Real e a Prefeitura de Estocolmo são os monumentos mais impressionantes da cidade. O Salão Azul do consistório acolhe anualmente a celebração dos míticos Prémios Nobel, que também têm um museu próprio: o Museu Nobel. Outros museus de Estocolmo que não poderá perder são o Museu Nacional, o Museu Viking e o Moderna Museet.
Museu Viking
Museu dos barcos viquingues de Oslo é um museu situado na ilha de Bygdøy, em Oslo, na Noruega. Está integrado no museu de história e cultura, pertencente à Universidade de Oslo. O museu alberga barcos encontrados em diversas sepulturas viquingues, após escavações efetuadas em Tune, Gokstad, Oseberga e Borrehaugene.
Museu Vasa
O Museu do Vasa é um museu histórico temático localizado em Estocolmo, na Suécia, em cujo local está exibido o navio Vasa. O Vasa foi um navio de guerra sueco, construído na década de 1620, afundado quando deixava o porto em sua primeira viagem em 1628, o que causou uma comoção nacional à época.