Viajar com filhos: algumas dicas para organizar a viagem
Viajar com filhos não é fácil e requer algum planeamento e muita resiliência. Mas existem algumas dicas para facilitar a vida das famílias. São elas:
Planeie a viagem
Quando se viaja com filhos é bom haver algum planeamento. É uma segurança para as crianças sentirem que os pais têm as coisas controladas. Para os pais também é importante sentirem que têm o controlo da situação. Não é necessário saber em que restaurante almoçar todos os dias, mas é importante saber que irão estar num local com restaurantes. É importante termos as necessidades e o conforto básico assegurados. Pode-se viajar à aventura, mas sempre com ideia do que vão encontrar e de preferência com um plano B!
A escolha do destino
Escolha um destino que seja adequado à idade da criança e elabore um roteiro de locais que sejam de interesse não só para si, mas também para o pequeno viajante. Se for a primeira viagem opte por um destino mais próximo para que possa habituá-lo aos poucos a viajar, aguçando a curiosidade e tornando a experiência o mais emocionante possível.
Autorização parental
Para as crianças poderem viajar apenas com um dos progenitores, é necessário ter uma autorização ou procuração do outro progenitor, reconhecida por um notário ou um advogado. O acompanhante do menor deve deter o documento durante toda a viagem.
Algumas rotinas devem manter-se
Se as crianças precisam de dormir a sesta, se têm necessidade de se deitar cedo, devem manter essas rotinas dentro do possível. Não mantê-las vai deixar os miúdos cansados e mais birrentos. Mais vale parar duas horas para uma criança descansar do que andar cinco horas com uma criança a fazer birras e a chorar atrás dos pais.
As crianças ficam doentes
As crianças podem adoecer e às vezes será mesmo necessário levá-las ao hospital. Outras vezes é só uma pequena maleita que se resolve com os medicamentos que convém levar na viagem. Muito importante: não saír para uma viagem sem o Cartão Europeu de Saúde ou um seguro de viagem.
Ande sempre com água e comida
Tenha sempre comida e água consigo. Nem que tenha a certeza que vai estar num sitio onde tem um supermercado a cada 10 metros. Pode haver um contratempo, pode surgir algum problema e não conseguir ter comida disponível para as crianças. Uma criança com fome é uma criança difícil, não se pode facilitar. Viajar com filhos é mesmo assim: exige uma mochila um pouco mais pesada!
Leve coisas para os entreter
Brinquedos, livros, são sempre essenciais. Por vezes paramos e é necessário que os miúdos descansem um bocado. Meter-lhes um brinquedo na mão ou um livro é meio caminho andado para eles ficarem entretidos por um bocado, enquanto nós descansamos também.
Vai ser cansativo
Vai ser cansativo, não se iludam. Mas estar com eles em casa também é, e muito! Então, como se costuma dizer: se é para ficar cansado, que seja em Nova Iorque, nas Maldivas, na Austrália ou em Londres!
As crianças vão adorar e vão querer mais
Todas as crianças adoram viajar se tiverem essa possibilidade. Claro que vão gostar mais de umas coisas do que outras, mas isso é natural. Nós também não gostamos de tudo. Mas no geral, as crianças adoram viajar. As crianças vão de mente aberta, a absorver tudo e a guardar experiências. Depois da primeira viagem, prepare-se: eles vão dizer que querem mais!
O tempo passado em família é muito importante
São memórias e recordações que ficam no subconsciente das crianças, mesmo que não se lembrem de nada! O tempo de férias com a família fica para sempre. Para os adultos são as doces recordações do tempo em família e a gratidão por tudo aquilo que viveram juntos.