Visitas guiadas temáticas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz
A Parques de Sintra vai celebrar o Dia Internacional dos Museus e Sítios no dia 18 de abril, terça-feira, com visitas guiadas temáticas nos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, conduzidas por conservadores destes monumentos nacionais.
O programa tem início de manhã, por volta das 10h30, no Palácio Nacional de Queluz, com a visita "Pavilhão D. Maria I: Residência de Reis, Rainhas e Presidentes do século XX". Durante cerca de uma hora, os participantes vão conhecer os segredos de uma ala muito especial do palácio, que guarda as memórias das personalidades notáveis que ali ficaram alojadas entre 1940 e 2004. O espaço acolheu convidados ilustres como a Rainha Isabel II do Reino Unido, os imperadores do Japão, o presidente do Brasil José Sarney, entre tantos outros que marcaram a história do século passado.
Apesar de ainda ser considerado residência oficial, o Pavilhão Maria I não recebe hóspedes desde 2004, após a estadia do presidente da Polónia. Depois de décadas a guardar os segredos de importantes figuras mundiais, a residência do Palácio de Queluz abriu ao público no verão de 2021.
Para as 15 horas, está agendada a visita "O Templo e o(s) Paço(s)", no Palácio Nacional de Sintra. O passeio tem início nas escavações arqueológicas da Sala das Colunas, onde se encontram os vestígios mais antigos do Paço de Sintra, seguindo-se os Jardins Altos. Este percurso demora aproximadamente duas horas.
Os bilhetes para estas visitas estão à venda online e custam 10€ para adultos e 8,5€ para jovens e séniores. Inclui ainda o acesso ao monumento e aos respetivos jardins.